CRÓNICA DA SEGUNDA CORRIDA DE TOIROS DA FEIRA DE OUTUBRO DE VILA FRANCA DE XIRA - POR JOANA MIL-HOMENS

 


Ao quinto dia do mês de outubro, deu-se início à segunda corrida de toiros integrada na feira de Outubro de Vila Franca de Xira. Em praça estiveram os cavaleiros Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas e Luís Rouxinol Jr. Para pegar os seis toiros da tarde estiveram presentes os grupos de forcados amadores do Ribatejo, Chamusca e Beja. Estrearam-se em Portugal, na Palha Blanco, os toiros da ganadaria Prieto De La Cal.
 

Manuel Telles Bastos imponente no primeiro, de investida larga, bem ao gosto do toureiro, triunfou forte, os dois compridos foram de antologia, no segundo, reservado na investida sentiu dificuldades, mesmo assim terminou a lide com dois excelentes curtos.

Marcos Bastinhas esteve menos bem no primeiro, mas que recebeu de forma sublime à porta gaiola, cravando dois compridos de praça a praça de antologia. E no seu segundo Prieto Del Cal de excelente qualidade, que bordou o toureio culminando a sua lide com dois curtos fantásticos. 


Luís Rouxinol Jr. com duas actuações de bom e valoroso conteúdo artístico. Excelente a bregar e a cravar no seu segundo, porém, no primeiro esforçou-se, mas perante as dificuldades do oponente pouco pode fazer. 


Para as pegas da tarde, pegaram pelo GFA Ribatejo, Pedro Espinheira ao primeiro intento e Rafael Costa ao primeiro intento. 

Pelo GFA Chamusca pegaram os forcados Miguel Santos ao primeiro intento e Bernardo Borges ao primeiro intento.

Pelo GFA Beja pegaram os forcados Manuel Vicente ao primeiro intento e Francisco Patanica ao primeiro intento.


A corrida foi dirigida por Ricardo Dias, e assessorada pelo médico veterinária Dr. Carlos Santos.