Inesquecível e histórica noite de triunfadores na gala da Tauromaquia, realizada ontem pelo Clube Taurino do Agrupamento de escolas de Alter do Chão no cine-teatro desta Vila Alentejana.
Foram vários os homenageados nesta noite, Mestre João Branco Núncio a titulo póstumo, recebeu o troféu, o seu filho Eng. João Núncio, Pedro Louceiro a titulo póstumo, recebeu o troféu, João Nunes Patinhas, Manuel dos Santos a titulo póstumo, recebeu o troféu o seu filho Dr. Manuel Jorge, D. Francisco de Mascarenhas, que por estar ausente, se fez representar pelo Engº João Franco, Maestro Mário Coelho que por estar num colóquio no Montijo, se fez representar por Simão Comenda, João Nunes Patinhas representou José Tinoca, Mestre David Ribeiro Telles que se fez representar pelo seu filho António Ribeiro Telles, Luís Miguel da Veiga, Frederico José Cunha, Maestro José Júlio, João Nunes Patinhas, Simão Nunes Comenda, José Jorge Pereira, João Bonneville Franco, José Romão Tavares, Amâncio Grilo, GFA Santarém pelo seu centésimo aniversário, que se fez representar por David Romão, por indicação do Cabo Diogo Sepúlveda, e a par de algumas das maiores figuras da nossa tauromaquia, todos já retirados, quis o Clube Taurino, galardoar também, a Tertúlia "Festa Brava",colectividade das mais antigas do País que cumpre este ano setenta anos de existência, agora sediada em Azambuja após o incêndio que em 2009 destruiu a sua sede lisboeta.
O Município de Azambuja, juntou-se ao Município de Alter do Chão e não quis deixar de estar presente tendo sido representado pelo se Vice-Presidente, Sr. Silvino Lúcio.
O Município de Azambuja, juntou-se ao Município de Alter do Chão e não quis deixar de estar presente tendo sido representado pelo se Vice-Presidente, Sr. Silvino Lúcio.
É de destacar a atitude quer do Município Azambujense quer, em particular, a deste autarca que tudo tem feito para ajudar a Tertúlia "Festa Brava" e desta forma a tauromaquia nacional, interpretando assim o sentir profundo do concelho que o elegeu e que tem profundas e ancestrais raízes tauromáquicas.
Também o deputado Luis Moreira Testa, do Partido Socialista do distrito de Portalegre quis sem “papas na língua” referir-se aos ataques que a
Tauromaquia tem sofrido, com uma simples frase: "HÁ QUEM DEFENDA A FESTA…"
Pena é que certos políticos não sigam estes exemplos e optem antes por
posições cómodas e hipócritas denegando as tradições dos suas populações
e quantas vezes, tudo fazendo para as suprimir.
A Presença dos Deputado e Autarcas na Gala da tauromaquia
do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, enriqueceu ainda mais uma
casa ESGOTADA para assistir a uma sessão cultural da comunidade Alterense.
Parabéns ao Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, e Parabéns ao Professor MARCO GOMES, impulsionador desta gala e de tantos jovens aficionados. A nossa tauromaquia precisa de mais gente deste calibre.
Maria João Mil-Homens
O JANTAR
A GALA