TROFÉUS PORTA DOS SUSTOS - MELHOR APODERADO



APODERADO DO ANO  - RUI BENTO

Rui Bento, natural de Refugidos, concelho de Alenquer, iniciou-se no toureio em 1982, pela mão do matador de toiros Mário Coelho, que o aconselhou a inscrever-se no concurso "À procura de novos toureiros" que a R.T.P e o Campo Pequeno organizaram em conjunto.
Apresentou-se "de luces" no Campo Pequeno a 30 de Junho de 1982 e saiu em ombros no final
da novilhada. O ano de 1983 marca a sua partida para Espanha, fixando-se em Salamanca.
Nessa temporada, toureia 14 novilhadas em Espanha, número que sobe para 22 em 1984.
Em 1986 debuta na Monumental de Madrid. Seguem-.se actuações de grande nível um pouco por toda a geografia espanhola, francesa, portuguesa que o conduzem a uma alternativa de luxo, na feira de São João em Badajoz, a 25 de Junho de 1988, com José Maria Manzanares por padrinho e Paco Ojeda como testemunha.
Um mês depois sofre uma tremenda cornada em Orthez ( França), que o afasta das arenas cerca de dois anos e meio. Regressa e, com muita fé e determinação, re-constrói a sua carreira artística, convertendo-se
num verdadeiro ídolo para a exigente afición de Salamanca que o acarinha como se de um filho da terra se tratasse. Como prova desse carinho, recebeu em 2000, das mãos do então alcaide de Salamanca, D. Julián Lanzanrote, no salão nobre do Ajuntamento, o título de "filho querido e adoptivo da cidade de Salamanca". Manteve-se no activo até 21 de Setembro de 2000, retirando-se das arenas numa das  corridas da feira desta cidade.
Inicia posteriormente uma brilhante carreira, no mundo empresarial taurino e também como apoderado, sendo considerado pela revista "6 Toros 6 ", o "melhor apoderado de 2003". Em 2004 começa a trabalhar com a Casa Chopera (irmãos Pablo e Oscar) como máximo responsável dos apoderamentos, situação que se manteve por cinco temporadas seguidas, até 2008. Na actualidade, continua a manter uma excelente ralação pessoal e profissional com a Casa Chopera.
Até à temporada de 2014, apoderou os novilheiros Nuno Manuel Velazquez e Ismael Lopez os matadores Juan Diego, António Barrera, Eduardo Gallo e António Ferrera e os cavaleiros João Moura (filho) e João Maria Branco. Na temporada de 2015, além de João Moura (filho) apoderou também o matador espanhol Juan del Álamo.
Rui Bento afirma-se actualmente no mundo empresarial taurino, como uma das personalidades mais destacadas da moderna geração de apoderados, defendendo os seus toureiros, com a exigência, garra e frontalidade, com que geriu a sua brilhante carreira de matador de toiros .

Até breve

José Luís Figueiredo