ENTREVISTA A DAVID GOMES

 
Maria João- O que o leva a optar por tourear mais em Espanha do que em Portugal?
David Gomes- Em primeiro lugar é uma opção de estratégia da minha parte, sendo o meu objectivo, ganhar rodagem e obter triunfos em praças com valor. Quando tiver mais oportunidades em Portugal, irei agarra-las com unhas e dentes, mas com isto não quero dizer que não queira tourear em Portugal, porque esse é o meu objectivo! Pois quero num futuro próximo tirar minha alternativa, para a qual me estou diariamente  a preparar! Ela irá acontecer no dia que tudo se proporcione.



MJ - Sente-se mais rojeneador  ou cavaleiro? 
DG- Sem dúvida sou cavaleiro! E sinto-me bastante orgulhoso porque sempre que toureio em Espanha honro o meu nome e o do meu pais. Apesar de em Espanha considerarem rejoneador, tento sempre adaptar o meu toureio para que as coisas funcionem em Espanha, porque para mim é bastante diferente tourear em Espanha ou Portugal.


MJ- Quais os canones do toureio a cavalo para si?
DG- Para mim tourear a cavalo é sempre de frente e ao estribo, apesar de haver imensas sortes que se podem desenhar. Mas para mim o fundamental  numa lide a cavalo não é um ferro ou um detalhe, mas sim a conjugação de toda a lide, sem tempos mortos e com ligação fazendo a lide em tom crescendo, obtendo o ponto mais alto no final, contudo não podemos deixar de saber entender o oponente e dar-lhe a lide mais adequada.


MJ- Nesta temporada o que podemos esperar do DG?
DG- Em 2015 vou tentar tourear o mais possível em Espanha e  esperar que haja boas oportunidades em Portugal para poder mostrar o que sei é valho. Tentando sempre em todas as tardes obter o triunfo, levando Portugal a um bom nível trazendo orelhas, e mais uma vez irei debutar bons cavalos como na passada temporada.


MJ- Quando os espectadores vão vê-lo numa corrida,o que podem esperar de si?
DG- O que eu posso garantir aos espectadores é que vou dar como sempre tudo o que posso para o triunfo, sempre mediante as condições do toiro, mas vou sempre com uma entrega máxima, esteja eu no campo pequeno ou numa praça portátil, porque em primeiro lugar temos que respeitar o público, pois é ele que paga o bilhete, por isso temos que os agradar.


MJ- A quadra é peca fundamental na vida de um cavaleiro,para 2015,os cavalos são...
DG- A minha quadra é do que mais me orgulho, pois fui sempre eu a ensinar tudo a todos os cavalos que a compõem. Neste momento conto total confiança de 10 cavalos, dos quais 5 foram debutei no ano passado. São: de saída o "rondaño", de bandarilhas: "campo pequeno" e o "isco" e de último tércio: o "nazareno" e o "destinado".
Os outros 5 que irão debutar este ano, são de saída: "fandi", a "triana" e o "garoto".
De bandarilhas são os dois cavalos nos quais tenho mais ilusão,  o "eleito" e a "Sevilha".
Tenho a certeza que vou surpreender.


MJ- Que mensagem deixaria aos leitores do Porta dos Sustos...
DG- Aos leitores, peço que frequentem mais as nossas praças, principalmente acompanhando os novos valores, porque só assim é que a nossa tauromaquia pode andar para a frente, ou seja, ver para crer! E agradeço de antemão todo o apoio que tanto aficionados como imprensa me dão. 

Campo Pequeno - Craque de Bandarilhas
Ferro João Maria Dinis 
Isco.
Mais um cavalo de confiança de Bandarilhas



Destinado - último tércio
Ferro João Maria Dinis



Rondenho - de confiança  de saída
Ferro Manuel Braga 
Eleito - Ferro João Fernandes
Novo
Cavalo de Bandarilhas
O que tem mais ilusão para esta temporada. 
 
Nazareno - último tércio
De confiança
Ferro José Salvador 
Garoto
Lusitano 4 anos
Ferro Mário Alves
De saída e o mais novo da quadra 
Fandi
Cavalo de saída
Para debutar este ano
Filho do Importante (Rui Salvador)
ÉGUAS

Sevilla 
De Bandarilhas 
Para debutar esta temporada
Filha do Importante (RUI SALVADOR)  

Triana
De saída
Ferro João Maria Dinis
Filha do Xeque (Pablo Hermoso) 


 PACO DUARTE, LUIS GOMES E CARLOS GOMES
 PACO DUARTE E DAVID GOMES
 PACO DUARTE, DAVID GOMES E LUIS GOMES
CARLOS GOMES, PACO DUARTE, DAVID GOMES, LUIS GOMES E FÁTIMA GOMES
 DAVID GOMES COM A SUA MÃE FÁTIMA GOMES E O SEU AVÔ MATERNO





MARIA JOÃO MIL-HOMENS