VERÓNICA CABAÇO EM DISCURSO DIRECTO

Verónica Cabaço, cavaleira praticante e jovem promessa do toureio nacional, ciente das dificuldades que a Festa atravessa, não desarma, e enfrenta com garra e muita sede de triunfo mais uma temporada
Estivemos à conversa com ela, em Foros de Salvaterra.





PS-Ainda se lembra do que sentiu quando se estreou numa arena?
VC-Sim, como se fosse ontem... Foi no dia 22/03/2008, no Sobral da Adiça. Sem dúvida uma tarde de emoções fortes, com muitos nervos a flor da pele!
PS – Recorda algum episódio curioso, desse dia, que queira partilhar?
VC- Claro, como podia esquecer...espetei uma bandarilha na orelha de um cavalo (risos), o que me deixou extremamente nervosa, mas, com a continuação da lide, correu tudo bem.Foi um dia muitíssimo importante, o realizar de um sonho!
PS- Quem foi a pessoa que a mais ajudou, desde esse dia, até aqui?
VC- O meu Pai, sem dúvida nenhuma. Além de todo o apoio e força que dá à minha carreira, ajuda-me a tratar e a preparar os cavalos.
PS- Que dificuldades é que tem sentido, desde o dia em que começou até aqui?
VC-As dificuldades...acho que são comuns às de todos os outros meus colegas, muitas horas de treino a cavalo, montamos muito, temos que nos habituar muito a eles, temos de tourear muitas vacas, para que, em praça, as coisas saiam como nós gostamos e, principalmente, como o Público gosta!
PS- Como consegue conciliar o toureio, com a sua vida pessoal, com os seus estudos e o seu trabalho?
VC-Quanto aos estudos, concluí o 12º ano, e neste momento estou a trabalhar, e quando saio do trabalho, a primeira coisa que faço é treinar.... treinar, treinar e treinar!
PS- Treina muitas horas por dia?
VC- Sim, cerca de 5/6 horas por dia.... Não há outra forma de conseguir os melhores resultados.
PS-Uma pergunta inevitável: Sentiu dificuldades, no seu percurso, por ser Mulher?
VC- Creio que as maiores dificuldades não vieram do facto de ser Mulher...É claro que é um mundo tradicionalmente masculino, mas, além disso, é um mundo muito complicado, muito competitivo, temos uma vida muito difícil  mas temos TODOS! Nunca senti que o facto de ser Mulher me tivesse prejudicado ou beneficiado, no surgimento das várias oportunidades que tive e que agarrei com unhas e dentes!
PS- Que diferenças acha que têm um homem toureiro e uma mulher toureira?
VC – Há diferenças.Mais que não seja, no aspecto físico...Um homem é sempre muito mais forte do que uma mulher, mas não creio que existam diferenças na capacidade de lide, ou seja, têm os dois a mesma capacidade de analisar um touro, quando sai à praça, de serem um bons equitadores, etc.
É claro que as mulheres têm mais olhos em cima de si, são capazes de acrescentar pormenores à lide que, se calhar, os homens não conseguem , ou que têm menos destaque, ou visibilidade, se quiser... Mas, acima de tudo, acho que as mulheres, já conquistaram o seu lugar no mundo dos touros.
PS- O que acha que faz ou que distingue um bom toureiro?
VC- Na minha opinião, ir de frente, tourear de verdade, o querer agradar ao público, isto tudo conciliado.
PS- Tem alguma referência? Algum ídolo?
VC- Tenho, claro, O António Ribeiro Telles, a Ana Batista, o João Moura, o Pablo.
PS- Quando os touros saem para a arena, como gosta de os ver? Como os analisa?
VC- Fico sempre muito nervosa até que eles saiam, depois tento perceber o mais rápido possível quais são as melhores características, não só do touro, mas também o melhor que eu possa tirar partido deles e conseguir uma boa lide.
PS- Quais é que são as estrelas da sua quadra, para 2013?
VC – As estrelas da minha quadra, continuam a ser o Xarel, de saída , ferro Maria da Fonte, e o Patinho, de bandarilhas. Este ano também vou ter um cavalo novo saída, que será o Gadelhas, e vou ter um, que penso q será uma estrela muito brilhante na minha quadra, que é o Gramado, ferro Assunção Coimbra., que será um dos meus melhores cavalos.
PS- Quantas corridas tem em carteira, para esta temporada?
VC- Tenho 4 corridas, e estou de saída para a Califórnia, com a Ana Batista, para lá tourear a 10/6.
PS – Acha que o fim da sua relação de apoderamento, com o Pedro Pinto, vai
influenciar a sua temporada?
VC- Não, penso que não. Se calhar foi um bocadinho tarde, pois os apoderados têm de começar a trabalhar logo em Novembro, Dezembro, para a temporada seguinte, mas penso que não vai ter muita influência.
PS- Já tem apoderado novo?
VC- Tenho uma pessoa que me ajuda muito, e que eu considero como um apoderado, o Sr Armando Jorge Teixeira.
PS- Face ao contexto da actual crise, em que todos vivemos e a festa particularmente, o que acha que chamaria mais aficionados às praças de touros?
VC- Eu entendo  que, se o cavaleiro conseguir criar uma grande empatia com o público, se souber chegar a ele, se conseguir ter a capacidade de apresentar sempre novidades na sua quadra, cada vez mais pessoas irão às praças de touros, e a nossa querida Festa manterá o seu público.
PS- Toureia em Samora, este ano?
VC- Nesta altura, a resposta a essa pergunta é ainda uma incógnita......
PS- Para finalizar, o que é a Festa para si?
VC- Para mim, é, acima de tudo, a minha vida! É um mundo muito bonito, apesar de tudo, uma paixão, e é algo que tem muita continuidade.
PS- Acha que a Festa tem futuro?
VC- Estou convicta que sim!
PS- Mesmo com todas as dificuldades?
VC- Acho que sim...as dificuldades só nos dão mais fibra e mais vontade de continuar.
PS- E acredita que a sua carreira tem futuro?
VC- Trabalho para isso todos os dias, e luto muito, e cada vez gosto mais do que faço, por isso, só pode dar certo!

PPF